quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Hmm, O Que Nós Temos Aqui? (curiosidade)

Como todos os mamíferos, os coelhos são muito curiosos por natureza. Tão logo eles estejam confortáveis no seu ambiente, vão começar a explorar os outros lugares. Um coelho extremamente curioso é muito fácil de reconhecer, porque vai ficar com as orelhas inclinadas para a frente, e muitas vezes, também, com o pescoço um pouco esticado. As orelhas vão estar viradas para a frente, naturalmente, para pegar cada pedacinho de informação. Algumas pessoas chamam esta pose de orelhas inclinadas-pra-frente de "boné de baseball". Você pode achar também que é o chapéu de Sherlock Holmes (ou do Coelhinho Investigador).


"Ora, Watson, eu acredito que nós encontramos uma pista ..."
Quando sua curiosidade está atiçada, normalmente antes deles investigarem pessoalmente, primeiro vão estender algumas vezes as orelhas para cada lado como uma antena de televisão, e virá-las diretamente à frente, para conseguir um amplo campo stereo de "visão". Algumas vezes, os coelhos usam as orelhas "em modo stereo amplo" quando estão nervosos, neste caso certamente não vão esticar seu pescoço para a frente, e talvez também virar seu corpo um pouco para o lado no caso de precisarem escapar.


"Muuuuito interessante."
A resposta mais polida para um coelhinho curioso que veio investigar é dar-lhe uma porção de qualquer coisa que seja que o deixou curioso. Uma pequena coisa para fungar, para mordiscar, ou para jogar no ar quiçá. Quando um coelho vem e sinaliza que está curioso, ele quer participar do que você está fazendo. Ou algumas vezes, como quando você está limpando a gaiola, para certificar-se de que você está fazendo tudo corretamente.

Coelhos curiosos algumas vezes vão sentar sobre suas pernas traseiras e ficar altos para olhar em torno, o que é chamado "periscoping". Desafortunadamente, eles são criaturas mais adaptadas ao baixo e têm uma tendência a cair de costas quando fazendo isto. Só tente não rir.

Original: The Languague of Lagomorphs


Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho

Nenhum comentário: