segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Yippie Skippie! (brincar)

Os coelhos de todas as faixas etárias gostam de brincar, no mínimo, algumas vezes. De fato, as brincadeiras mais bobas dentre os animais de companhia são as dos coelhos. Eles podem ser animais bem esquisitos.


Os coelhos têm muitas maneiras de mostrar a sua vontade de brincar e eles gostam de muitas coisas como brincadeira. Os coelhos gostam de dançar a dois e sozinhos (mais sobre isso depois). Você está recebendo um convite para dançar a dois, quando perceber o seu coelho correndo em círculos em torno de você. Isto significa que ele é louco por você, e está terrivelmente feliz de vê-lo, e também é uma saudação entusiástica muito comum. Um resposta polida é esperar pacientemente por um círculo ou três, e então fazer uma dança você mesmo, com um pequeno giro, na frente do coelho, ou circulando em torno dele. Como descrito mais tarde, uns poucos pulos ou acenos rápidos com a cabeça são também aceitáveis. Note que alguns coelhos não gostam de ser circulados por um "Hulk" sem graça, e vão ficar nervosos, neste caso você deveria somente aceitar a dança como uma presente. As danças deveriam ser concluídas oferecendo um pequeno "grooming" ao seu parceiro.

Alguns coelhos agressivos irão circular você brincando, e também morder seus tornozelos! É digno de nota que estes coelhos realmente pensam que uma pequena mordidinha é um sinal de afeição, e você precisa ensinar o coelho que isto não é aceitável fazendo um barulho alto e dizendo "Não!". Isto é melhor se for seguido de uma indicação de que você está insultado, de uma maneira que o animal vá entender (isto é, ficando de costas para ele). Na verdade, um coelho que morde seus tornozelos enquanto faz círculos para mostrar felicidade não é diferente daquele parceiro de dança humano que agarra seu traseiro, achando que é um sinal de afeição.

Um outra forma popular de brincar é com brinquedos. Os brinquedos aceitos por eles vêm em muitas formas diferentes (madeiras, chaves, etc), e você vai ter de tentar um monte deles para encontrar um que prefira. 

Algumas das maneiras que gostam de brincar são: sacudir, rolar e cutucar, mordiscar, despedaçar, subir em cima, cavar, cavar túneis e tocas

Muitos coelhos gostam de brincar com brinquedos, mas para alguns coelhos eles são essenciais. Se eles não tiverem brinquedos interessantes para brincar, eles vão simplesmente usar qualquer coisa que estiver por perto, que usualmente significa seus tapetes e móveis.


Apesar de não ser bem brincar, eles apreciam mais comer sua comida. Alguns coelhos indicam felicidade resmungando e resfolegando quando comem. Aquilo parece certo. Muitos coelhos jogam seu feno em torno de si enquanto estão comendo, provavelmente porque eles estão procurando as melhores partes.

Original: Language of Lagomorphs

Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho

Nenhum comentário: