sábado, 17 de março de 2007

"Grooming" (Yeah Baby, eu gosto disso)

O "grooming" social está localizado na cabeça do coelho e os humanos podem executar estas tarefas:
  1. acariciando ou massageando a testa (somente para trás),
  2. massageando a base das orelhas,
  3. massageando o lado da mandíbula  e
  4. empurrando as orelhas gentilmente (exceto se o coelho sentir desconforto).
Muitas pessoas e coelhos desfrutam do "grooming" que inclui puxar o pelo solto e que pode ser mais efetivo se for feito a nescovação diária. Os coelhos também gostam que limpem os seus olhos e será  muito apreciado se você esfregar os cantos dos olhos onde a sujeira se acumula . Alguns coelhos descansam o seu queixo na cabeça do coelho que está tendo "grooming", para mostrar afeição, e você pode gostar de fazer isto também.

Uma indicação que você insiste em ser lambido é pôr sua mão debaixo da cabeça de um coelho. Alguns coelhos irão lhe dar uma lambida para mostrar sua apreciação, mas outros ficarão insultados ou irritados por sua presunção. Também, poucos coelhos ficam confortáveis ao tocar no seu ventre ou nas partes baixas (um lugar sensível) ou na parte de trás (onde coelhos agressivos mordem). Se você está usando uma escova, entretanto, os afagos longos da cabeça até à parte traseira são  aceitos. Somente não empurre!

Os coelhos muitas vezes indicam sua apreciação pelo "grooming" rangendo gentilmente seus dentes, que você pode algumas vezes ouvir ou sentir ao apalpar a cabeça. Algumas pessoas chamam este ranger de "barulhinho dos dentes". Se você está fazendo "grooming" ou tocando seu coelho e ele fizer esse "barulhinho", pode continuar....
Ahhhhhh ... Alguns coelhos irão resmungar para indicar que apreciam que você os arrume, emitindo um ruído profundo e murmurante .
Alguns coelhos vão lhe ensinar como enfeitá-los da maneira exata que gostam. Eles podem se encostar no interior de sua mão para indicar que querem uma esfregada mais forte. Um coelho pode também se virar ou se posicionar melhor para mostrar diferentes lugares que gostaria que fossem massageados.
Se o coelho que você está arrumando parece estar tentando dizer alguma coisa, mas não pula para longe, você deveria tentar imaginar o que está sendo pedido. Se o que você está fazendo não for de fato apreciado, o coelho não irá estender-se perto de você, assim qualquer movimento, menos o de ir embora, provavelmente indica uma pedido por algo um pouco diferente do que você está fazendo.

Você pode oferecer o "grooming" a seu coelho, mesmo quando não for convidado, dando a sua mão.
Você deveria fazer assim: colocar a mão no piso perto do coelho. Arranhar um pouco o chão. Se o convite for aceito, o coelho vai mover-se um pouco para a frente em direção à sua mão, abaixar a cabeça e a frente do corpo, e dobrar as orelhas para trás. Se o coelho levanta, ou dá uma virada de lado, seu convite não foi aceito.
Lembre que do ponto de vista do "grande chefe", a permissão de  arrumar um coelho é um privilégio e uma honra, e tal graça nem sempre pode ser dada. Então de novo, alguns coelhos são um pouco mais, desprendidos. 

Note que alguns coelhos, se ainda não estão familiarizados, irão em direção à uma mão colocada diante deles, e talvez deem uma mordidinha. Coelhos nervosos ou agressivos podem fazer isto, mesmo depois que eles te conheçam. A melhor coisa a fazer é só ficar relaxado, e tentar umas esfregadas na testa.
Eventualmente o coelho entenderá que uma mão colocada desta forma não é uma ameaça mas uma oferta. Aprender boa comunicação pode ser difícil e um pouco dolorosa, mas depois é bem vantajosa.

"Não, obrigado, eu vou limpar isto sozinho."



Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho