sábado, 17 de março de 2007

Hierarquia (Prove Que Você Me Ama)

"Eu mereço uma esfregada no nariz."
Diferente dos gatos, mas parecidos com os cães, os coelhos domésticos são animais muito sociais. O coelho doméstico vem da Europa, onde seus parentes selvagens vivem em colônias de muitas dúzias de indivíduos. Eles compartilham o espaço vital e o alimento, advertem-se sobre perigos, e estabelecem uma hierarquia onde cada coelho deve conhecer seu lugar.
Diferente dos coelhos selvagens, os coelhos castrados  e vivendo em lares humanos não necessariamente formam hierarquias separadas,como por exemplo a dos machos e a das fêmeas, e a dominância não depende do sexo. Parecido com as galinhas, onde a hierarquia é evidenciada por quem bica quem (a hierarquia das bicadas), os coelhos demonstram domínio por estabelecer quem faz "grooming" em quem (a hierarquia da lambida ou do "grooming")

Não se preocupe! Você pode fazer "grooming" com as mãos, não precisa lamber.

Apesar de um coelho "rei" (dominante) às vezes fazer "grooming" em um de seus vassalos ou vassalas, e inclusive lambendo você. Ele lambe comumente em sentido único.
O coelho, no topo do grupo, deve ser venerado e obedecido por todos, e pode apresentar-se para receber "grooming" a qualquer outro coelho, que deve obedecer. Embora o "grooming"  ajude a manter arrumados e limpos os lugares difíceis de alcançar, também é uma atividade muito social, e crítica para a felicidade da maioria dos coelhos.

Quem poderia supor que dar uma esfregadinha  na testa seria a chave para a auto-estima, o conforto e o bem estar? 
Oh...você poderia apreciar muito.
"Você aí. Esfrega meu nariz. Agora!"
Um coelho irá apresentar-se para receber "grooming" se aproximando ou te cutucando um pouco com o nariz ou empurrando-o sob sua mão ou pé, ou abaixando seu queixo e tórax até o chão, e esticando a cabeça para a frente, mantendo a parte traseira um pouco levantada e as orelhas deitadas um pouco para trás. Este sinal é bem diferente do de medo (cabeça nunca está esticada para a frente) ou irritação (parado).

Este sinal não é um pedido para receber "grooming"; na maioria das vezes, é mais como se fosse uma ordem. A desobediência a esta ordem pode levar à infelicidade, e ele mastigar a sua roupa, ou igualmente te dar uma mordidinha. Se você ignorar repetidamente um convite do coelho para o "grooming" vai ser considerado insulto e frustração, que pode, por seu turno, resultar em ter seus tapetes esfarrapados, seus rodapés removidos, e seu sofá mijado. É mais fácil dar um pouco de carinho, afagando a na testa do seu coelho quando pedir e assim a manter a auto-estima dele.

Como já dito, um convite para o "grooming" não é apenas um pedido polido e a sua recusa  pode gerar consequências desagradáveis. Um outro meio de conseguir sua atenção para o "grooming", por exemplo, é "cavar" em cima de seu pé arranhando-o com força, se você estiver sentado em uma cadeira na escrivaninha e concentrado no trabalho. Você ficar surpreso se souber que o coelho está lá embaixo e não estiver usando sapatos ou meias. Um convite para "grooming" é muito sério.

Certos coelhos muito agressivos podem mais morder do que fazer "grooming" para estabelecer e demonstrar seu domínio. Um coelho que estabelece o domínio mordendo não dará mordidinhas apenas para conseguir sua atenção  e se estiver está excitado ele pode morder e se prender firmemente.

Obviamente você desejará acabar com este hábito, e rapidamente!

A bibliografia no final deste guia tem algumas referências de livros sobre como tratar os coelhinhos excessivamente agressivos. 

Alguns coelhos "altivos" deitam-se sobre o pescoço dos coelhos subordinados para confirmar seu domínio. Deve ser porque quando você abaixa um coelho com a mão firme (mas não muito firme!) sobre a garganta e os ombros ele fica quieto, e caso necessite, pode usar este meio para inspecionar as unhas ou as orelhas.
Dois lops descansando (hierarquia).

Certos coelhos são menos ligados a hierarquia, e podem igualmente vir a você para receber "grooming" e ao mesmo tempo lambê-lo. Outros coelhos podem não participar em estabelecer o domínio com outros coelhos, recusando-se em dar mas exigindo o "grooming".

Cada coelho é um indivíduo com personalidade própria que você terá que conhecer. Todos os coelhos gostam de receber "grooming", a menos que estejam assustados, irritados ou se sintam insultados.

Alguns coelhos irão lamber objetos em torno de você, no lugar de lamber o seu corpo ou as roupas que está vestindo. Isto indica que eles gostam muito de você, embora seja um subordinado. Ele vai dar as lambidas ma sua frente e enquanto fica  te observando.
Eles escolhem objetos que têm seu cheiro, bem como os lugares onde você sentou ou as roupas que você tirou. Eu acho que é justo interpretar isto como te dando a dádiva de ser lambido, ainda que indiretamente.
Um lop lambendo o outro ou melhor fazendo "grooming"

Você pode admirar-se de como você vai conseguir que seu coelho te obedeça em qualquer coisa se você não for o chefe. A resposta é que coelhos são perfeitamente capazes de acreditar em muitas coisas de única uma vez. Mesmo quando você demonstra que eles são os "grande chefes" pela obediência à hierarquia da lambida, você como o "pequeno chefe" pode ser obedecido em tudo também.
Isto deveria dar a você uma ideia das prioridades dos coelhos. Um coelho pode estar completamente seguro em seu alto "status" e continuar a obedecer seus comandos. É muito bom que as prioridades dos humanos e as dos coelhos sejam completamente diferentes, assim todos podemos conseguir o que queremos e  necessitamos. 


Original: Language of Lagomorphs

Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei saber os locais onde o coelho deve ser grumado!

Vou praticar no meu coelho.

Muito bom!