
Entenda "O QUE" seu coelho está dizendo e saiba "COMO" responder. Este blog criado por Margareth Lafin, mãe da tutora de Joca Lion Tom Cruise, para postar a tradução do site The Language of Lagomorphs feita por Fabrício de Ávila Rozado, tutor do coelho,Guducho.
domingo, 18 de março de 2007
Ah, isto é que é vida (olhando)
Depois de lamber um ao outro, os coelhos amam gastar tempo, olhando um para ao outro e para você. Se você sentar no chão perto de seu coelho e apenas ficar olhando ou conversando, você será considerado muito boa companhia e ele irá responder com aquela mexida do nariz e o sinal de orelha. Alguns coelhos gostam de sentar na frente da televisão enquanto você assiste e ele imagina que está sendo olhado. Felizmente, parecem não perceber que você não está prestando atenção neles.
Um coelho descansando tem muitas posições corporais para indicar exatamente quão confortável e feliz ele está. Como uma regra geral, ele está indicando que está relaxado e confortável pois nesta posição é bem mais difícil levantar rapidamente e sair correndo.
O Coelho deitado de barriga no chão com as pernas dianteiras da frente e as traseiras dobradas para baixo do corpo, com as orelhas em pé e olhando para a frente indica calma contemplação.
Quando um coelho está relaxado, seu dorso vai descer mais para baixo e o coelho vai se nivelar com o chão, o que no caso de um coelho gordo pode parecer como se estivesse tornando-se uma grande poça de pele.
Quando um coelho está relaxado, seu dorso vai descer mais para baixo e o coelho vai se nivelar com o chão, o que no caso de um coelho gordo pode parecer como se estivesse tornando-se uma grande poça de pele.
A posição das pernas dobradas embaixo do corpo é mais comumente chamada de o "pão de carne" (ou "coelho galinha" e se as pernas dianteiras estão esticadas para a frente é chamado de "esfinge").
Uma posição igualmente mais relaxada, inclui uma ou duas pernas traseiras estendidas lateralmente, com o corpo frequentemente esticado e algumas vezes rolado um pouco para o lado. Um coelho deitado assim está indicando que está muito confortável. Algumas pessoas chamam esta pose "costeleta de cordeiro ". Uma variante mais relaxada da costeleta de cordeiro é quando o coelho estica os seus pés para trás.
Os coelhos bastante relaxados vão rolar sobre o dorso ou lados. Um modo favorito de fazer isto é primeiro virar a cabeça para o lado, depois jogando o resto do corpo em linha, de forma que os pés voam para fora de lado. Esta posição é chamada "queda" e indica um coelhinho muito feliz. Um coelho feliz pode deitar de lado, e se esticar ou mexer rapidamente ou algumas vezes só se manter quieto.
Ele pode igualmente girar seus olhos um pouquinho de forma que o branco aparece. Na 1ª vez, você provavelmente ficará com medo pensando que o seu coelho está morto, porque parece bem estranho. Se você correr pra lhe dar uma ressuscitação cardio-pulmonar, ele irá endireitar-se rapidamente e olhar estranhamente por estar perturbando uma bela esticada.
Nota: Se os coelhos não forem amistosos, eles podem jogar um jogo que alguém poderia chamar: - "Eu sou mais feliz do que você".
Usualmente quando um coelho se joga perto de um outro, isto mostra quão confortável ele está com o outro. Entre coelhos que não são bons amigos pode, na verdade, ser tomado como um insulto moderado. Quando usado desta forma significa alguma coisa similar ao:
- "Eu não me importo com você." insulto descrito mais tarde, mas mais como: -"Eu sou feliz e você é um miserável exemplar de coelho.".
![]() |
Estou derretendo! |
![]() |
Ócio é minha vida! |
![]() |
Marvin, o coelhinho mole. |


Agora, isto não é bonito?
Tradução: Fabrício Avila Rozado
sábado, 17 de março de 2007
"Grooming" (Yeah Baby, eu gosto disso)
O "grooming" social está localizado na cabeça do coelho e os humanos podem executar estas tarefas:
Você pode oferecer o "grooming" a seu coelho, mesmo quando não for convidado, dando a sua mão.
Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho
- acariciando ou massageando a testa (somente para trás),
- massageando a base das orelhas,
- massageando o lado da mandíbula e
- empurrando as orelhas gentilmente (exceto se o coelho sentir desconforto).
Muitas pessoas e coelhos desfrutam do "grooming" que inclui puxar o pelo solto e que pode ser mais efetivo se for feito a nescovação diária. Os coelhos também gostam que limpem os seus olhos e será muito apreciado se você esfregar os cantos dos olhos onde a sujeira se acumula . Alguns coelhos descansam o seu queixo na cabeça do coelho que está tendo "grooming", para mostrar afeição, e você pode gostar de fazer isto também.
Uma indicação que você insiste em ser lambido é pôr sua mão debaixo da cabeça de um coelho. Alguns coelhos irão lhe dar uma lambida para mostrar sua apreciação, mas outros ficarão insultados ou irritados por sua presunção. Também, poucos coelhos ficam confortáveis ao tocar no seu ventre ou nas partes baixas (um lugar sensível) ou na parte de trás (onde coelhos agressivos mordem). Se você está usando uma escova, entretanto, os afagos longos da cabeça até à parte traseira são aceitos. Somente não empurre!
Os coelhos muitas vezes indicam sua apreciação pelo "grooming" rangendo gentilmente seus dentes, que você pode algumas vezes ouvir ou sentir ao apalpar a cabeça. Algumas pessoas chamam este ranger de "barulhinho dos dentes". Se você está fazendo "grooming" ou tocando seu coelho e ele fizer esse "barulhinho", pode continuar....
Ahhhhhh ... Alguns coelhos irão resmungar para indicar que apreciam que você os arrume, emitindo um ruído profundo e murmurante .
Alguns coelhos vão lhe ensinar como enfeitá-los da maneira exata que gostam. Eles podem se encostar no interior de sua mão para indicar que querem uma esfregada mais forte. Um coelho pode também se virar ou se posicionar melhor para mostrar diferentes lugares que gostaria que fossem massageados.
Se o coelho que você está arrumando parece estar tentando dizer alguma coisa, mas não pula para longe, você deveria tentar imaginar o que está sendo pedido. Se o que você está fazendo não for de fato apreciado, o coelho não irá estender-se perto de você, assim qualquer movimento, menos o de ir embora, provavelmente indica uma pedido por algo um pouco diferente do que você está fazendo.
Você pode oferecer o "grooming" a seu coelho, mesmo quando não for convidado, dando a sua mão.
Lembre que do ponto de vista do "grande chefe", a permissão de arrumar um coelho é um privilégio e uma honra, e tal graça nem sempre pode ser dada. Então de novo, alguns coelhos são um pouco mais, desprendidos.Você deveria fazer assim: colocar a mão no piso perto do coelho. Arranhar um pouco o chão. Se o convite for aceito, o coelho vai mover-se um pouco para a frente em direção à sua mão, abaixar a cabeça e a frente do corpo, e dobrar as orelhas para trás. Se o coelho levanta, ou dá uma virada de lado, seu convite não foi aceito.
Note que alguns coelhos, se ainda não estão familiarizados, irão em direção à uma mão colocada diante deles, e talvez deem uma mordidinha. Coelhos nervosos ou agressivos podem fazer isto, mesmo depois que eles te conheçam. A melhor coisa a fazer é só ficar relaxado, e tentar umas esfregadas na testa.
Eventualmente o coelho entenderá que uma mão colocada desta forma não é uma ameaça mas uma oferta. Aprender boa comunicação pode ser difícil e um pouco dolorosa, mas depois é bem vantajosa.
![]() |
"Não, obrigado, eu vou limpar isto sozinho." |
Original: Language of Lagomorphs
Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho
Hierarquia (Prove Que Você Me Ama)
![]() |
"Eu mereço uma esfregada no nariz." |
Diferente dos gatos, mas parecidos com os cães, os coelhos domésticos são animais muito sociais. O coelho doméstico vem da Europa, onde seus parentes selvagens vivem em colônias de muitas dúzias de indivíduos. Eles compartilham o espaço vital e o alimento, advertem-se sobre perigos, e estabelecem uma hierarquia onde cada coelho deve conhecer seu lugar.
Diferente dos coelhos selvagens, os coelhos castrados e vivendo em lares humanos não necessariamente formam hierarquias separadas,como por exemplo a dos machos e a das fêmeas, e a dominância não depende do sexo. Parecido com as galinhas, onde a hierarquia é evidenciada por quem bica quem (a hierarquia das bicadas), os coelhos demonstram domínio por estabelecer quem faz "grooming" em quem (a hierarquia da lambida ou do "grooming").
Não se preocupe! Você pode fazer "grooming" com as mãos, não precisa lamber.
Apesar de um coelho "rei" (dominante) às vezes fazer "grooming" em um de seus vassalos ou vassalas, e inclusive lambendo você. Ele lambe comumente em sentido único.
O coelho, no topo do grupo, deve ser venerado e obedecido por todos, e pode apresentar-se para receber "grooming" a qualquer outro coelho, que deve obedecer. Embora o "grooming" ajude a manter arrumados e limpos os lugares difíceis de alcançar, também é uma atividade muito social, e crítica para a felicidade da maioria dos coelhos.
Quem poderia supor que dar uma esfregadinha na testa seria a chave para a auto-estima, o conforto e o bem estar?
Oh...você poderia apreciar muito.
![]() |
"Você aí. Esfrega meu nariz. Agora!" |
Um coelho irá apresentar-se para receber "grooming" se aproximando ou te cutucando um pouco com o nariz ou empurrando-o sob sua mão ou pé, ou abaixando seu queixo e tórax até o chão, e esticando a cabeça para a frente, mantendo a parte traseira um pouco levantada e as orelhas deitadas um pouco para trás. Este sinal é bem diferente do de medo (cabeça nunca está esticada para a frente) ou irritação (parado).
Este sinal não é um pedido para receber "grooming"; na maioria das vezes, é mais como se fosse uma ordem. A desobediência a esta ordem pode levar à infelicidade, e ele mastigar a sua roupa, ou igualmente te dar uma mordidinha. Se você ignorar repetidamente um convite do coelho para o "grooming" vai ser considerado insulto e frustração, que pode, por seu turno, resultar em ter seus tapetes esfarrapados, seus rodapés removidos, e seu sofá mijado. É mais fácil dar um pouco de carinho, afagando a na testa do seu coelho quando pedir e assim a manter a auto-estima dele.
Como já dito, um convite para o "grooming" não é apenas um pedido polido e a sua recusa pode gerar consequências desagradáveis. Um outro meio de conseguir sua atenção para o "grooming", por exemplo, é "cavar" em cima de seu pé arranhando-o com força, se você estiver sentado em uma cadeira na escrivaninha e concentrado no trabalho. Você ficar surpreso se souber que o coelho está lá embaixo e não estiver usando sapatos ou meias. Um convite para "grooming" é muito sério.
Certos coelhos muito agressivos podem mais morder do que fazer "grooming" para estabelecer e demonstrar seu domínio. Um coelho que estabelece o domínio mordendo não dará mordidinhas apenas para conseguir sua atenção e se estiver está excitado ele pode morder e se prender firmemente.
Obviamente você desejará acabar com este hábito, e rapidamente!
A bibliografia no final deste guia tem algumas referências de livros sobre como tratar os coelhinhos excessivamente agressivos.
Alguns coelhos "altivos" deitam-se sobre o pescoço dos coelhos subordinados para confirmar seu domínio. Deve ser porque quando você abaixa um coelho com a mão firme (mas não muito firme!) sobre a garganta e os ombros ele fica quieto, e caso necessite, pode usar este meio para inspecionar as unhas ou as orelhas.
![]() |
Dois lops descansando (hierarquia). |
Certos coelhos são menos ligados a hierarquia, e podem igualmente vir a você para receber "grooming" e ao mesmo tempo lambê-lo. Outros coelhos podem não participar em estabelecer o domínio com outros coelhos, recusando-se em dar mas exigindo o "grooming".
Cada coelho é um indivíduo com personalidade própria que você terá que conhecer. Todos os coelhos gostam de receber "grooming", a menos que estejam assustados, irritados ou se sintam insultados.
Alguns coelhos irão lamber objetos em torno de você, no lugar de lamber o seu corpo ou as roupas que está vestindo. Isto indica que eles gostam muito de você, embora seja um subordinado. Ele vai dar as lambidas ma sua frente e enquanto fica te observando.
Eles escolhem objetos que têm seu cheiro, bem como os lugares onde você sentou ou as roupas que você tirou. Eu acho que é justo interpretar isto como te dando a dádiva de ser lambido, ainda que indiretamente.
Você pode admirar-se de como você vai conseguir que seu coelho te obedeça em qualquer coisa se você não for o chefe. A resposta é que coelhos são perfeitamente capazes de acreditar em muitas coisas de única uma vez. Mesmo quando você demonstra que eles são os "grande chefes" pela obediência à hierarquia da lambida, você como o "pequeno chefe" pode ser obedecido em tudo também.
Isto deveria dar a você uma ideia das prioridades dos coelhos. Um coelho pode estar completamente seguro em seu alto "status" e continuar a obedecer seus comandos. É muito bom que as prioridades dos humanos e as dos coelhos sejam completamente diferentes, assim todos podemos conseguir o que queremos e necessitamos.
Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, Papi do Guducho
Introdução (o que é coelhês?)
O que seu coelho está dizendo e como responder
Nós todos sabemos como é frustrante, quando somos incapazes de compreender e de ser compreendidos. A capacidade de se comunicar com aqueles que compartilham de nossa vida é muito importante. Para muitos, a comunicação pode significar ter a capacidade de compreender e de falar fluentemente com coelhos.Infelizmente, poucos que compartilham suas vidas com um coelho sabem o que ele está tentando dizer-lhes, ou então expressar-se de maneira que seja entendido pelo seu amigo.
Este guia foi escrito para ajudar a remediar esta situação, explicando alguns dos sinais que coelhos usam para se comunicar, e responder à pergunta:
- "O que meu coelho quis dizer com aquilo?"
- "O que meu coelho quis dizer com aquilo?"
Para ser capaz de falar e entender os coelhos, requer-se que você aprenda a pensar um pouquinho como um coelho. Seu coelho nunca irá aprender muitas das misteriosas coisas que você faz ("Porquê raios ela trocou de roupa três vezes antes de sair para trabalhar?"), mas você pode certamente entender porque coelhos fazem o que eles fazem. Você estará perto da verdade se pensar nos coelhos como uma sociedade bem diferente da sua, com diferentes prioridades, metas, lições e gestos.
Estudar coelhês é de algum modo parecido com o estudo das culturas humanas, mas claro que os indivíduos desta sociedade têm orelhas muito mais compridas.
Estudar coelhês é de algum modo parecido com o estudo das culturas humanas, mas claro que os indivíduos desta sociedade têm orelhas muito mais compridas.
Para as pessoas que esperam que os coelhos sejam iguais aos cães, normalmente acham que diferença mais importante são os relacionamentos que criam com humanos, e que os cães podem dar amor e confiança incondicional, e os coelhos não podem.
Por favor, repita depois de mim:
- Coelhos não são como cães.
- Coelhos não são como gatos.
- Coelhos são como coelhos.
Por isto, é tão importante saber como eles pensam e o que eles querem!
O que os coelhos querem mais do que qualquer coisa é respeito e afeto, e você aprender a dá-los de maneira apropriada (isto é, como um coelho o faria) você também vai ter retorno. Uma grande parte dos sinais descritos neste guia, envolve o uso de orelhas em pé, que nem todas as raças de coelhos domésticos têm.
Coelhos com orelha "Lop" vão mover suas orelhas da mesma maneira que os de outros coelhos, mas os resultados são muito menos óbvios. Os "Lop" de raças diferentes variam na sua capacidade de mover as orelhas, e podem, por isto, ser capazes de usar somente, alguns dos sinais de orelha descritos aqui.
Calma, com muita atenção você pode ser capaz de extrair um pouco de informação da conduta de um "Lop" comparando com a de um de orelha em pé. O Coelhês do "Lop" é falado com um acento diferente.
Alguns sinais são aparentemente similares e mas com significados bem diferentes, como por exemplo, um coelho ficará de orelhas para trás ao estar irritado, ou assustado ou ao pedir "grooming". As orelhas em pé junto com outros sinais indicarão o significado, bem como o contexto da situação (isto é, eventos recentes) também ajudarão a clarear as coisas.
Os coelhos usam um monte de posturas especiais para sinalizar aos outros, mas apenas porque alguma ação ou pose particular são um sinal em um contexto, não significa que todas as vezes que um coelho a fizer que um sinal significativo está sendo dado.
Como Sigmund Freud disse uma vez:
- Algumas vezes um charuto é somente um charuto.
Não se preocupe se algo do guia parecer um pouco complicado. Os humanos são excelentes em reconhecer comunicação não-verbal, incluindo contexto e os sinais que o acompanham. Nós fazemos isto todo o tempo uns com os outros, e ocorre naturalmente.
Este guia levará mais tempo para estar completo. Entretanto, se você for aí tiver uma boa ideia do que é importante para os coelhos, e uma sensação geral de como eles se expressam, este resultado será muito satisfatório. Você pode sempre voltar ao guia, reler e encontrar confirmação e esclarecimento do que você tem visto.
Vale a pena notar que os coelhos cujas fotos aparecem aqui são castrados, o que deveria ser feito quando não se quer fazer criação de coelhos.
Para ser breve, este guia não inclui sinais usados exclusivamente por coelhos não-castrados. Os coelhos não-castrados são muitas vezes mais agressivos, e podem estar menos interessados em conversar com você sobre qualquer coisa, exceto sobre hierarquia e territorialidade. Talvez você possa lembrar, quando você foi irresistivelmente dirigido por seus hormônios (último fim de semana no churrasco do vizinho?) e vai entender. Nós podemos somente esperar que você não marque seu território lançando jatos de urina por tudo quanto é lugar.
As estrelas são dois coelhos que pacientemente proveram as poses usadas para ilustrar o texto: Betsy (uma coelha da raça holandesa, da cor preta) e Marvin (um coelho tricolor, pintado).
Eles são os supermodelos do mundo dos coelhos. Finalmente, este guia não é sobre treinar seu coelho, ou sobre como criar vínculos entre dois coelhos, que são também importantes aspectos da conduta.
Você pode aprender mais sobre estas atividades em outros guias mencionados na bibliografia.
Aprendendo a falar Coelhês, não obstante, vai ajudar na sua convivência com um coelho. Ah, é também um tipo de diversão...
Original: Language of Lagomorphs
Tradução: Fabrício de Ávila Rozado, tutor do Guducho
.
Contéudo
A Linguagem dos Lagomorfos
O que seu coelho está dizendo e como responder.
Selecione os tópicos que deseja ler sobre "o que seu coelho está dizendo e como responder" ou coelhês, clicando nos links abaixo:
- Introdução
- Hierarquia (Prove que você me ama)
- Grooming(1) (Yeah Baby, eu gosto disso)
- Olhando (Ah, isto é que é vida)
- Mexendo o nariz (Siga meu nariz)
- Ofendido (R-E-S-P-E-I-T-O é o que meu coelho pede de mim)
- Irritação (Ora, você é mau)
- Territorialidade (Me dê algum espaço, cara)
- Tristeza e Medo (Puxa, pobre de mim)
- Curiosidade (Hmm, o que nós temos aqui?)
- Implorar (Por favor Oh Por favor Por favor Por favor!)
- Brincar (Yippie Skippie!)
- Corrida (A necessidade de velocidade)
- Tremores (Treme minhas madeiras!)
- Binkies (Você disse Binky?)
- Para terminar (No interesse de relações interespécies e intraespécies)
- Isso é tudo que existe
- Bibliografia (Leitura adicional)
(1) Grooming: é o ato de arrumar o outro, limpando o pêlo com lambidas;
catar o outro, com um grande significado de interação social e de afeto.
Language of Lagomorphs
Assinar:
Postagens (Atom)